João Guilherme é criticado após usar cropped e leque em Paris

Brasil – O que é um cropped? É como se chama o corte mais curto, na altura da cintura ou meio da barriga, em uma camisa, camiseta, jaqueta… E a peça causou um burburinho desde que João Guilherme usou uma peça com manga e botões para assistir, da primeira fila, ao desfile da marca Fengchen Wang durante a semana de moda masculina de Paris. Além disso, ele apareceu de leque na ocasião.

Entre elogios e afagos, até com palavras como “desconstruído”, João também foi vítima de mensagens de ódio questionando sua masculinidade apenas por usar o tipo de roupa. “Juro! Muito doido como um cropped vira motivo de notícia, gera tantas conversas, pressuposições, hate e etc… Que mundinho kkk”, publicou em sua conta no Twitter.

“São tudo encubado amor, não aceitam o fato de você ser gostoso de qualquer jeito”, comentou uma fã. “Tanta coisa para preocuparem, vão preocupar apenas com uma roupa, estilo e tals”, publicou um outro. “Consequências de ser um dos maiores no cenário de moda no Brasil atualmente, Jotinha”, escreveu um terceiro.

Além de cropped, João Guilherme também é adepto de pintar as unhas, usar maquiagem, acessórios coloridos e roupas mais justas para destacar o corpo definido. O ator é um expoente da geração GenZ (nascidos de 1995 a 2010), um grupo de pessoas que buscam se expressar de formas diferentes e rompendo padrões de gênero e sexualidade quando necessário.

Vale lembrar que a moda é cíclica. A cada 20 anos ou menos, tendências se repetem em um looping infinito e o que é parte do guarda-roupa de um gênero hoje pode ser facilmente de outro na próxima era. O cropped, por exemplo, nos anos 80 era símbolo da masculinidade, principalmente dos homens musculosos e praticantes de fisiculturismo. Eles usavam as peças para destacar peitos malhados e abdomes definidos por horas e horas nas academias.

Fonte: Leo Dias