Menino de 10 anos representará o Amazonas no quadro Pequenos Gênios do ‘Domingão com Huck’

Manaus – O estudante Luan Gama, de 10 anos, da Escola Estadual (EE) Libertador Simon Bolívar, localizada na zona centro-sul de Manaus, representará o Amazonas no quadro “Pequenos Gênios”, do programa “Domingão com Huck”, da rede Globo. A atração irá ao ar neste domingo (09), às 17h (horário de Manaus).

Luan será a primeira criança do Amazonas a participar do quadro no programa, que reúne estudantes de diferentes Estados. Para o pequeno gênio, que aprendeu a ler aos 3 anos e se destaca em Matemática, Raciocínio Lógico, Português e Geografia, a expectativa de participar da disputa é grande.

“Convido todos a assistirem domingo e, também, a torcerem por mim. Eu vou representar nosso estado sendo um dos Pequenos Gênios de 2023. Estou muito feliz com essa oportunidade”, afirmou a criança.

O aluno disse, ainda, que quando o quadro do dominical estreou percebeu que conseguia resolver as expressões matemáticas apresentadas no programa com facilidade. “Às vezes, eu falava a resposta correta primeiro que os participantes e pedi para a minha mãe me inscrever”, relatou Luan.

Para a mãe de Luan, Lara Gama, a seleção do filho para participar do programa foi uma surpresa. Ela contou que a princípio só inscreveu o pequeno gênio a pedido dele, mas que pensava que as escolhas dos participantes eram todas “cartas marcadas” e que não chegariam a Luan.

“Eu realmente fiquei surpresa. Fiz uma inscrição muito despretensiosa. Preenchi o formulário de forma bem básica. Eles não só analisaram a inscrição do meu filho, como entraram em contato de forma remota, fizeram entrevistas e testes à distância, e depois chegou a notícia da seleção”, contou Lara Gama.

E acrescentou que com apenas 3 anos Luan aprendeu a ler e aos 4 anos já realizava operações de matemática, como multiplicação, divisão, cálculos com potência e raiz quadrada.

“Quando ele tinha 4 anos, a pedagoga da escola, à época, conheceu o Luan, por meio da minha irmã, que estudava na escola. Conversando com ele, a pedagoga percebeu que ele tinha, segundo ela, altas habilidades próximas à superdotação”, relembrou Lara.

Luan ingressou na escola Simon Bolívar no 1º ano, do Ensino Fundamental, e começou a se desenvolver nas questões motoras e na escrita. E no 2º ano, vendo o desempenho do menino, tanto a professora, quanto a pedagoga recomendaram que ele avançasse para a próxima série, mas devido à pandemia não foi possível.

Atualmente, o aluno está no 5º ano, do Ensino Fundamental e entre as principais habilidades dele destacam-se: o conhecimento das bandeiras e localização de todos os países do mundo, o domínio de cálculos matemáticos, além de soletrar palavras, de alto nível de dificuldade, de trás para frente.

Fonte: AM Post