Caso Marcos do Val: Jair Bolsonaro presta novo depoimento à Polícia Federal nesta quarta

BRASIL – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) depõe à Polícia Federal nesta quarta-feira (12/7), às 14h, no âmbito da operação que mira o senador Marcos do Val (Podemos-ES). A oitiva é a quarta de Bolsonaro à PF somente neste ano.

A operação apura suposto plano para gravar clandestinamente Moraes, em tentativa de reverter a derrota do ex-presidente nas últimas eleições. Bolsonaro será ouvido na condição de testemunha. Ele terá de responder aos investigadores sobre as declarações de Marcos do Val.

Inicialmente, Do Val havia dito, nas redes sociais, que houve uma “tentativa de Bolsonaro de me coagir para que eu pudesse dar um golpe de Estado junto a ele”. Depois, o senador mudou a versão e disse que o ex-presidente teria ficado calado durante toda uma reunião que tiveram. Nesta versão, o parlamentar responsabilizou o ex-deputado Daniel Silveira pelo plano, e ainda garantiu que denunciou tudo ao ministro Alexandre de Moraes.

Em junho, Moraes autorizou uma operação de busca e apreensão contra o senador. As buscas ocorreram no apartamento funcional ocupado pelo senador em Brasília, no gabinete dele no Senado e, ainda, em pelo menos um endereço no Espírito Santo.

As medidas foram solicitadas depois de os investigadores identificarem tentativas do senador de atrapalhar as apurações sobre os atos golpistas do dia 8 de janeiro. No fim de junho, o senador solicitou afastamento das atividades parlamentares após precisar de atendimento médico durante uma sessão na CPI que investiga os ataques de 8 de janeiro.

Via: Metrópoles