sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início POLÍTICA Plínio Valério pede que PF investigue vídeo com declaração de Barroso, do...

Plínio Valério pede que PF investigue vídeo com declaração de Barroso, do STF

Brasil – O senador Plínio Valério (PSDB-AM) encaminhou um requerimento à Polícia Federal para que o órgão apure a autenticidade do vídeo em que o ministro Luís Roberto Barroso, o Supremo Tribunal Federal (STF), aparece dizendo que ajudou a “derrotar o bolsonarismo”.

Na ocasião, o magistrado estava num evento da União Nacional dos Estudantes (UNE). Para o senador, a declaração de Barroso é grave e merece ser avaliada para eventuais punições.

Nas imagens gravadas durante o evento, Barroso aparece ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino. É este último que comanda a Polícia Federal.

O vídeo mostra que Barroso é vaiado por profissionais da enfermagem. Em seguida, o ministro diz que “essa é a democracia que conquistamos. Derrotamos a censura, derrotamos a tortura, derrotamos o bolsonarismo”.

O senador recorda também que, segundo o artigo 39 da Lei do Impeachment, “exercer atividade político-partidária” é um dos crimes de responsabilidade passível da aplicação da pena contra membros do STF.

Declaração de Barroso tem repercussão negativa no STF

Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, alguns ministros lamentaram a postura de Barroso. Os colegas afirmam que tal declaração prejudica a imagem da Corte.

“Inoportunas” e “ativismo judicial”, por exemplo, foram alguns dos termos usados pelos integrantes do STF. Apesar disso, os membros do Supremo teriam selado um pacto: não criticar de forma pública a declaração de Barroso.

Os ministros STF fizeram as declarações sob a condição de anonimato. A publicação apenas ressaltou que Cristiano Zanin, ex-advogado pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e recém-nomeado para ocupar cadeira na Corte, manteve o silêncio acerca da declaração de Barroso.

Via: Revista Oeste