Mulher banida de zoo após se apaixonar por chimpanzé recebe autorização para retornar

Mundo – Uma mulher cujo amor por um chimpanzé em um zoológico a a levou a ser proibida de frequentar o local foi autorizada a voltar.

Em 2021, Adie Timmermans se tornou viral depois por visitar regularmente o zoológico de Antuérpia (Bélgica) e se apegar ao chimpanzé, que ela via por quatro anos. Os encontros semanais envolviam mandar beijos e acenar através do vidro do recinto dos chimpanzés.

Após tomar conhecimento do banimento, a mulher alegou que ela e Chita ficariam perturbados se não pudessem mais se ver.

“Eu amo aquele animal e ele me ama. Não tenho mais nada. Por que eles querem tirar isso?”, protestou.

A direção do zoológico disse que a decisão se baseava no fato de que a relação não era boa para Chita socialmente com outros animais da espécie.

Veterinários destacaram que na maior parte do dia Chita está com outros chimpanzés e é importante que ele consiga se dar bem com eles. Porém, por causa do envolvimento com Adie, Chita não se relacionou com os novos chimpanzés aos quais foi apresentado.

Para poder regressar ao zoo, Adie teve que mudar o seu comportamento em relação a Chita.

“Só pedimos à Sra. Timmermans que mudasse o seu comportamento em relação a esse animal específico. Não há proibição de ver Chita para nenhum visitante neste momento”, disse a gerente de comunicações do zoológico, Ilse Segers, disse à “People Magazine”.

“Ele é uma exceção: foi criado com humanos em casa e veio para o zoológico há quase 30 anos. Ele ainda gosta de humanos, mas para sua própria saúde, ele tem que fazer parte do grupo de chimpanzés o máximo possível. Pedimos à Sra. Timmermans para deixá-lo ser um chimpanzé entre os chimpanzés e não ficar com ele por muito tempo nem atrair a sua atenção. Esperamos que ela faça isso”, completou Ilse.

Fonte: extra