Se condenada pelo Supremo, Carla Zambelli pode ficar sem mandato, ser presa e ficar inelegível

BRASIL – A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) enfrenta a possibilidade de perder o mandato, ficar inelegível e ser condenada a até seis anos de prisão em regime semiaberto, caso seja considerada culpada em uma ação movida contra ela no Supremo Tribunal Federal (STF). As informações são da jornalista Ana Gabriela de Oliveira Lima, da Folha de S. Paulo.

A ação contra Zambelli trata da perseguição armada da deputada a um homem em São Paulo, ocorrida em outubro do ano passado. A acusação contra a parlamentar inclui porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com o uso de arma, conforme denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O episódio em questão ocorreu na véspera do segundo turno das eleições de 2022, quando Zambelli perseguiu um homem em São Paulo, empunhando uma pistola 9mm.

Na segunda-feira (21), o STF decidiu, por 9 votos a 2, tornar Zambelli ré na ação. Os ministros André Mendonça e Kássio Nunes Marques foram os únicos que divergiram da maioria.

De acordo com especialistas legais, caso Zambelli seja considerada culpada pelos dois crimes, ela poderá enfrentar uma pena de até seis anos de prisão em regime semiaberto. A utilização de uma arma de fogo durante o incidente caracteriza uma grave ameaça, o que impede a conversão da pena em alternativas como prestação de serviço à comunidade.