Valdemar Costa Neto, presidente do PL, já tem como certa a cassação de Carla Zambelli

BRASIL – Presidente do PL, Valdemar Costa Neto não tem dúvida – e tem admitido abertamente a aliados – de que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) terá seu mandato cassado. A única dúvida é por qual meio: por decisão interna da Câmara dos Deputados ou por determinação do Judiciário. “A leitura é que a segunda opção é a mais provável”, informa Bela Megale, do jornal O Globo.

Nesta semana, o Supremo Tribunal Federal (STF) tornou Zambelli ré sob acusações de porte ilegal de arma e uso indevido de arma para constrangimento ilegal. Caso seja considerada culpada, a parlamentar pode perder seu mandato e até mesmo ser presa.

Valdemar tem trabalhado nos bastidores buscando salvar sua correligionária da cassação. No entanto, ele não está nada otimista. Por outro lado, ele tem duas razões para tentar: primeiro, precisa demonstrar que não abandonou uma aliada que angariou um milhão de votos; segundo, quer evitar abrir precedentes que possam colocar em risco outros membros do PL que também enfrentam pedidos de cassação, como os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP).