PF faz operação contra grupo que levava drogas em caixão

Brasil – A operação “Ataúde”, desencadeada na manhã desta quarta-feira (6 de setembro) pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Governador Valadares (Ficco/GVS), mira duas associações criminosas focadas no tráfico de drogas. A Ficco é coordenada pela Polícia Federal e composta pelas Polícias Civil, Militar e Penal.

A primeira organização, que tem alcance nacional e “suposto envolvimento de facção criminosa”, realiza o transporte de drogas em carros funerários e em caixões. A medida é para iludir eventual abordagem policial.

Esse grupo criminoso, segundo a PF, alimenta várias outras associações em diversos Estados. O grupo foi responsável pelo envio de 150 kg de drogas a cidades mineiras. O entorpecente foi apreendido em três ocasiões distintas.

Foram apreendidos 10kg de pasta base de cocaína e 48,5kg de crack no dia 27 de novembro de 2020, em Ituiutaba, pela Polícia Militar de Minas Gerais, após perseguição a uma caminhonete que desobedeceu a uma ordem de parada. Durante a fuga, o veículo bateu em uma Kombi. A droga foi encontrada no interior do veículo pela Polícia Militar, tendo sido preso o motorista da caminhonete. O condutor da Kombi morreu.

Em novembro de 2022, a Polícia Rodoviária Federal abordou um carro funerário, em Vargem/SP, de empresa sediada em Minas Gerais e foi encontrado, no interior de um caixão, 50 kg de crack e foi presa também uma pessoa.

Fonte: O TEMPO