Morre apresentador que criou o Balanço Geral, da Rede Record

De acordo com a Associação Bahiana de Imprensa (ABI), “antes de se tornar um ídolo da comunicação, (Varela) exerceu várias atividades laborais: trabalhou em uma fábrica de cimento, dirigiu um clube social e atuou como motorista de táxi. Com essa vivência, tinha profunda compreensão das mazelas enfrentadas pelas pessoas mais simples, o que gerava empatia entre os espectadores das camadas sociais menos favorecidas”.

A ABI ressalta ainda que Varela “marcou uma era, sendo inspiração para inúmeras gerações de radialistas e âncoras de programas de televisão”.

Ele começou a apresentar, em 1981, o programa Balanço Geral, que virou uma grande sensação na Bahia. A Record transformou o programa em franquia e o formato fez sucesso por vários cantos do Brasil.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também divulgou nota lamentando o falecimento do apresentador.

– Varela tem uma história de mais de 40 anos na comunicação baiana. Ele transformou a forma de fazer comunicação na Bahia e é uma perda inestimável. Ele também foi um amante do futebol, inclusive foi atleta, quando jogou pelo Leônico e Ypiranga. Que Deus possa conceder o conforto e resignação aos seus familiares e amigos – afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF.

A CBF lembra que Varela também marcou história na crônica esportiva. Foi comentarista na TV Record Itapoan e comandou diversos programas na Rádio Sociedade.

No perfil oficial da TV baiana, seguidores lamentaram a morte do apresentador, referindo-se a ele como “a voz da Bahia”.

Muitos dizem dar “cartão verde” a Varela, lembrando um jargão criado por ele para aprovar certos acontecimentos. Já o “cartão vermelho” era dado como forma de reprovação

Fonte: Pleno News