“O Brasil está de volta”, diz presidente Lula durante discurso na tribuna da ONU

MUNDO – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), afirmou em discurso que abriu a 78ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, nesta terça-feira (19), que “o Brasil está de volta” ao cenário internacional” para “dar nossa devida contribuição ao enfrentamento aos principais desafios globais”. No início de sua fala, Lula destacou, ainda, temas como as mudanças climáticas, o combate à fome, e a “vitória da democracia no Brasil”.

“Mantenho minha inabalável confiança na humanidade. Naquela época o mundo ainda não havia se dado conta da mudança climática, hoje ela bate às nossas portas, destrói nossas casas, cidades, países, mata e impõe perdas e sofrimentos, sobretudo aos mais pobres”, disse LUa.

“Se hoje retorno na condição de presidente, é graças à vitória da democracia em meu país. A democracia permitiu que superássemos o ódio. A esperança mais uma vez venceu o medo”, destacou mais à frente. “Nossa missão é reconstruir o Brasil”.

Ainda segundo Lula, “o Brasil está se reencontrando consigo mesmo, com nossa região, com o mundo e o multilateralismo. Como não me canso de repetir: o Brasil está de volta. Nosso país está de volta para dar nossa devida contribuição ao enfrentamento aos principais desafios globais”.