Ditador europeu Alexander Lukashenko convida presidente Lula para debater a paz na Ucrânia

MUNDO – O presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o país do leste europeu e discutir propostas para pôr fim à guerra na Ucrânia.

Conhecido como “o último ditador da Europa”, Lukashenko controla o país com mão de ferro desde 1994, prendendo e torturando opositores. Ele também é acusado de ter fraudado várias eleições e um referendo para mudar a constituição.

O convite de Lukashenko foi transmitido pelo seu ministro das Relações Exteriores, Sergei Aleinik, ao chanceler brasileiro Mauro Vieira, durante reunião bilateral na sexta-feira em Nova York, às margens da Assembleia Geral da ONU.

Uma nota do Ministério das Relações Exteriores de Belarus afirma que os dois chanceleres concordaram com a necessidade de se encontrar uma solução diplomática entre Rússia e Ucrânia.

O presidente Lula tem proposto a criação de um grupo de países sem relação direta com a guerra para mediar e propor soluções para o conflito. O brasileiro fez menção ao chamado “grupo da paz” durante reunião bilateral nesta semana com o próprio presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, também em Nova York.

O critério proposto por Lula para a formação do grupo, no entanto, excluiria Belarus, já que o país foi usado como plataforma para a invasão da Ucrânia pelas tropas russas, em fevereiro de 2022.

Lukashenko já visitou o Brasil, em março de 2010, quando foi recebido por Lula no Rio de Janeiro.