23 municípios amazonenses já decretaram situação de emergência devido a seca dos rios

AMAZONAS – A grave seca que afeta do estado do Amazonas já fez 23 cidades decretarem situação de emergência, aponta o boletim do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Situação de Emergência Ambiental.

Além disso, outros 35 municípios estão em situação de alerta, 2 em situação de atenção e apenas 2 em normalidade. Apesar dos decretos municipais, o governo do estado já decretou emergência em 55 municípios.

Medidas

A Secretaria de Educação (Seduc) anunciou o retorno do programa Merenda em Casa, criado durante a pandemia de Covid-19. A medida visa atender os estudantes que sofrem os impactos da estiagem. Segundo a Seduc, 2,2 mil alunos das áreas rurais estão sem acesso às escolas.

Os kits do Merenda em Casa são compostos por 12 itens, que integram a alimentação que os estudantes receberiam nas unidades de ensino: arroz, feijão, sardinha, macarrão, leite integral, farinha de tapioca, farinha de mandioca, açúcar, aveia, óleo, biscoito salgado e biscoito maizena.

Na previsão da pasta, nas próximas duas semanas devem ser finalizadas a entrega dos kits alimentares do Merenda em Casa.