Copa do Mundo de 2023 será realizada em três continentes diferentes, anuncia FIFA

MUNDO – A Copa do Mundo de 2030 será disputada pela primeira vez em três continentes, em um formato inédito anunciado pela Fifa.

As sedes principais serão Espanha, Portugal e Marrocos, mas a abertura da competição será em Montevidéu, no Uruguai, em homenagem à primeira edição do Mundial, ocorrida em 1930. Na primeira rodada de jogos, haverão disputas na Argentina e no Paraguai.

Após essa primeira etapa na América do Sul, as demais partidas do torneio serão do outro lado do Oceano Atlântico, divididos nos países europeu e no africano.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira (4), pelo Conselho da Fifa, que, segundo comunicado da entidade, “concordou por unanimidade” que a única candidatura na briga para sediar o Mundial de 2030 seria a portuguesa, espanhola e marroquina.

“Num mundo dividido, a Fifa e o futebol estão se unindo. O Conselho da Fifa, representando todo o mundo do futebol, concordou por unanimidade em comemorar o centenário da Copa do Mundo, cuja primeira edição foi disputada no Uruguai em 1930, da forma mais adequada. Como resultado, uma celebração acontecerá na América do Sul e três países sul-americanos – Uruguai, Argentina e Paraguai – organizarão uma partida cada na Copa do Mundo de 2030. A primeira dessas três partidas será, obviamente, disputada no estádio onde tudo começou, no mítico Estádio Centenário de Montevidéu, justamente para comemorar a edição centenária da Copa do Mundo” disse Gianni Infantino, o presidente da Fifa.