VÍDEOS: Incêndio florestal ameaça cidade com cenas assustadoras na Argentina

Mundo – Enormes incêndios em vegetação atingiam nesta terça-feira (10) a província argentina de Córdoba e traziam cenas apocalípticas na cidade de Villa Carlos Paz.

As províncias de Córdoba, San Luis, La Pampa, Catamarca e Jujuy têm focos ativos de incêndios florestais, enquanto outros foram controlados ou contidos em Entre Ríos, Corrientes, Río Negro e na província de Buenos Aires, informou o Serviço Nacional de Gestão de Incêndios.

Segundo o relatório diário do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a província de Córdoba é a mais afetada com cinco focos “ativos” nos departamentos de Santa María (La Suela); Punilla (Las Minitas/Cabalango); Totoral (Barranca Yaco); Minas (Argentina); e San Justo (valeta).

“Nesta província operam dois aviões hidrantes e um avião observador pertencente à SNMF”, indica o relatório. Enquanto isso, os demais incêndios “ativos” são registrados em Catamarca, um no departamento de Andalgalá e outro em Valle Viejo na região de Chumbichano; em Jujuy, em Santa Bárbara (El Cristo); em San Luis, Pringles (Saladillo); e em La Pampa, no departamento de Utracán pela Rota Nacional 152 no quilômetro 6. Em Córdoba ocorreram três focos já “controlados” em Calamuchita (Río Quillinzo), Punilla (Río de La Suela) e Río Seco (Paraje Las Lomitas), pelo que se considera que “não há possibilidade de voltar a sair do controle”, afirmou a agência.

No caso dos focos contidos, o incêndio “mantém a sua atividade, mas devido aos trabalhos realizados, o avanço do incêndio foi interrompido”, explicou a agência. A realidade, porém, mostra o fogo ainda fora de controle.

Os bairros localizados fora de Villa Carlos Paz, no Vale Punilla, em Córdoba, foram os mais afetados pelas chamas e pela fumaça dos incêndios na tarde desta terça-feira. São 20 famílias evacuadas por precaução.

A Prefeitura de Villa Carlos Paz abriu centros comunitários, onde estão os desabrigados. “É importante que todos tenhamos extrema cautela e cumpramos as decisões dos Bombeiros e das Forças de Segurança, permitindo-lhes realizar o seu trabalho, sem se aproximarem de zonas perigosas”, indicou a administração municipal.

Na área do antigo aeródromo de San Antonio de Arredondo, oito quilômetros ao Sul de Villa Carlos Paz, o incêndio atingiu áreas a poucos metros das residências. Ali, os moradores vivem momentos de angústia e tensão.

Os moradores trabalharam ao lado dos bombeiros para conter a propagação do fogo. O vento empurrou as chamas e reavivou o foco que consumiu centenas de hectares na segunda-feira.

A temperatura de 37°C piorava ainda mais a situação À tarde, o foco estava ativo entre Carlos Paz e San Antonio de Arredondo, “em direção ao Sul do bairro 400 Casas”, conforme confirmou o secretário provincial de Gestão de Riscos Climáticos, Claudio Vignetta. Em todo esse setor, “temos perigo para residências, então o pessoal do Corpo de Bombeiros trabalhou muito, junto com quatro aviões e um helicóptero, jogando água constantemente na área onde temos maior risco”, indicou.

“A situação é complicada”, acrescentou Vignetta.

A temperatura está alta; o vento é intenso e a umidade ambiente é praticamente inexistente. Isso nos obriga a proteger as casas e todos os brigadistas e bombeiros para que não tenhamos nenhum transtorno, nem com feridos, nem com feridos”.

O governador Juan Schiaretti, por meio de suas redes, pediu à população que “respeite as instruções dos bombeiros e das autoridades que atuam nas áreas afetadas. O mais importante é salvar vidas, onde for necessário evacuar isso será feito, e as perdas materiais serão cobertas – como sempre fazemos nestes casos – pela província.

Dado que devido à situação climática corremos risco extremo de incêndios, é necessário tomar medidas preventivas.”

A Polícia Rodoviária de Córdoba teve que interromper o trânsito na Ruta 14 depois do meio-dia e por cerca de duas horas como medida preventiva, pelo avanço da fumaça. A visibilidade reduzida é gerada pela fumaça e cinzas suspensas dos incêndios na área.

Fonte: metsul