Bolsonaro critica queimadas na Amazônia, mas antes afirmava que a floresta era “úmida e não pegava fogo”

BRASIL – O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) usou seu perfil no instagram para fazer crítica velada ao governo do presidente Lula (PT) pelas queimadas na Amazônia, que tem causado sérios problemas na região.

Fumaça engole Manaus e ar na ‘capital da Amazônia’ é o segundo pior do mundo

Em um story publicado na rede social, Bolsonaro compartilhou um dado que a “Amazônia tem pior índice de queimadas para outubro dos últimos 25 anos”. A mensagem era acompanhada por um grande coração vermelho.

Chama atenção a “mudança” do ponto de vista de Bolsonaro em relação ao tema, uma vez que, enquanto ele sentava na cadeira de presidente, o discurso dele e de seus ministros era negacionista.

2019 – Culpa das ONGs

Com a escalada nos dados no período de 2019 a 2022, anos em que Bolsonaro presidiu o país, em inúmeras ocasiões o ex-mandatário ironizou e negou a situação no bioma amazônico.

Em agosto de2019, primeiro ano de seu mandato, Bolsonaro afirmou que as queimadas na Amazônia eram provocadas por ONGs que atuam na região. “O crime existe, e isso aí nós temos que fazer o possível para que esse crime não aumente, mas nós tiramos dinheiros de ONGs. Dos repasses de fora, 40% ia para ONGs. Não tem mais. Acabamos também com o repasse de dinheiro público. De forma que esse pessoal está sentindo a falta do dinheiro”, declarou o presidente na saída do Palácio da Alvorada, ao ser questionado sobre a onda de incêndios na região.

“Então, pode estar havendo, sim, pode, não estou afirmando, ação criminosa desses ‘ongueiros’ para chamar a atenção contra a minha pessoa, contra o governo do Brasil. Essa é a guerra que nós enfrentamos”, acrescentou.

Veja:

2020 – Floresta úmida não pega fogo

No segundo ano de seu governo, Jair Bolsonaro usou do espaço privilegiado que o Brasil tem de discursar na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), para se esquivar das responsabilidades e afirmou ser ‘vítima’ de ‘brutal campanha de desinformação’ sobre Amazônia e Pantanal.

Em um discurso irracional, Bolsonaro ainda afirmou que a floresta Amazônica é “úmida e não permite a propagação do fogo em seu interior”.

Reveja:

2021 – Fogueira de São João

No terceiro ano de mandato, Bolsonaro voltou a ironizar as queimadas na Amazônia.

Em conversa com apoiadores, o então presidente minimizou as notificações de focos de queimadas ao dizer que “quando acende uma fogueira de São João na Amazônia” afirmam quem a floresta “está pegando fogo”. Na chegada ao Palácio da Alvorada, Bolsonaro questionou, em português, um homem de língua inglesa. “Pega muito fogo na Califórnia?”, perguntou. A frase foi traduzida por uma outra mulher, mas o presidente não recebeu resposta.

Assista:

2022 – “Não tivemos notícias de incêndios na Amazônia”

Ano passado, último do governo Bolsonaro, o então chefe do executivo afirmou em debate promovido pela TV Globo que o governo federal não tinha notícias sobre incêndios na Amazônia.

Ao ser questionado pela então senadora e candidata Simone Tebet (MDB) sobre mudanças climáticas, Bolsonaro negou dados oficiais e respondeu que “no corrente ano, não tivemos notícias de incêndios nem no seu Pantanal e nem na Floresta Amazônica, a não ser o que acontece quase que corriqueiramente”