Guerra de Israel e Hamas: EUA vetam resolução proposta pelo Brasil no Conselho de Segurança na ONU

MUNDO – A resolução proposta pelo Brasil sobre a guerra entre Israel e o grupo Hamas foi vetado pelos Estados Unidos nesta quarta-feira (18). A votação, que já havia sido adiada duas vezes, teve apoio de doze membros do Conselho de Segurança da ONU.

Mesmo com essa maioria absoluta a favor do texto, os EUA se valeram da prerrogativa de serem um dos países com assento permanente no Conselho e vetaram a resolução. Além dos norte-americanos, China, França, Rússia e Reino Unido possuem o mesmo status na ONU.

O representante do Brasil no Conselho criticou a dificuldade para aprovação de um texto consensual diante de uma situação que ele classificou como “catástrofe humanitária”.

“O Conselho deveria tomar uma atitude e agir rapidamente. A paralisia do Conselho diante de uma catástrofe humanitária não é de interesse da comunidade internacional. Enquanto fazíamos um grande esforço para acomodar posições diferentes — e, às vezes, opostas —, nosso foco estava, e segue estando, na situação humanitária”, afirmou.

Na votação, Rússia e Reino Unido se abstiveram de aprovar ou derrubar o texto brasileiro. Na resolução, o Conselho de Segurança condenava toda a violência e hostilidades contra civis e todos os atos de terrorismo, além de apelar à libertação imediata e incondicional de todos os reféns.

O documento ainda pedia por pausas no conflito, para que acesso de ajuda humanitária à Faixa de Gaza acontecesse.

O representante estadunidense no Conselho de Segurança da ONU justificou o veto dizendo que os EUA estava decepcionado com a resolução proposta porque o documento não mencionava o direito de autodefesa de Israel.