Seca no AM: ‘A gente fica dodói da barriga’, diz criança indígena sobre ter que beber água suja devido vazante

AMAZONAS – O programa Profissão Repórter, da TV Globo, exibiu nesta terça-feira (31) um episódio dedicado a retratar os impactos da seca histórica que atinge o Amazonas. As informações são do g1.

Repórteres da equipe liderada por Caco Barcellos foram até Tefé, no interior do estado, para conversar com indígenas da tribo Arauiri que, com a seca do Rio Solimões, ficaram isolados.

A seca dos rios deixou a tribo sem água água potável suficiente para consumo e muitas famílias estão tendo que matar a sede com água impropria. O ingestão de água contaminada fez aumentar os casos de diarreia entre a população.

Em uma das entrevistas, os jornalistas conversaram com crianças indígenas, que fizeram um relato emocionante. “Antigamente, quando era cheia essa água aí, era bem limpinha. A gente podia pular na água, ficava um monte de peixe vivo. Agora, quando secou, fica morrendo os peixes. As águas tão ficando com bichinho. A gente fica dodói da barriga. A gente fica bebendo essa água e fica doente”, afirmou uma menina, moradora da comunidade.

Uma segunda criança afirmou que a água agora tem gosto de lama. Outra moradora relatou a jornada que os adultos enfrentam diariamente: uma caminhada longa para chegar às margens do Rio Solimões e conseguir água.

“A dificuldade é sobre as diarreias que as crianças estão tendo. A gente não está tendo água para dar para as crianças. Tem que caminhar uma hora e 30 minutos para poder chegar à beira do rio”, contou uma moradora.