Diniz pede, John Kennedy faz e o Fluminense vence a Libertadores pela primeira vez na história

Esportes – “Você vai fazer o gol do título”. Foi assim que Fernando Diniz motivou John Kennedy antes da entrada do camisa 9 em campo, na reta final da decisão. E o atacante, cria de Xerém, fez das palavras do treinador uma realidade ao afundar as redes do goleiro Romeiro, já na prorrogação, no gol que deu o título da Libertadores para o Fluminense, pela primeira vez em sua história, em cima do Boca Juniors, neste sábado (4), no Maracanã, pelo placar de 2 a 1.

Partida começa estudada, mas Fluminense abre o placar

O jogo começou bastante disputado por ambas as equipes, que iam tentando encontrar os lados mais frágeis do adversário para ir chegando. Apesar disso, o Boca deixava muitos espaços na marcação, facilitando a vida do Fluminense.

Com isso, o Tricolor das Laranjeiras dominou o primeiro tempo e foi mais efetivo, tanto que aos 35′, Germán Cano acertou um belíssimo chute e abriu o placar para o time carioca.

O Boca Juniors até tentou sair mais para o jogo e levar perigo ao gol do Tricolor, mas a defesa, muito bem montada, evitava a chegada dos Xeneizes.

Boca Juniors volta melhor, Fluminense marca bobeira e argentinos empatam

O Boca voltou querendo empatar o jogo e chegando bastante na área do Fluminense, mas a defesa evitava o gol Xeneize. Além disso, o Azul y Oro arriscava muito de fora da área para surpreender Fábio.

Apesar disso, o Fluminense ia conseguindo controlar as ações e segurar o resultado favorável. Aos 16′, Arias reclamou de pênalti após ser puxado por Fabra dentro da área, mas o árbitro mandou o jogo seguir.

A pressão do Boca deu certo e aos 26′, Advincula empatou o jogo no Maracanã. O lateral recebeu de Medina e chutou de esquerda, acertando um belo chute e marcando um golaço para empatar o jogo.

O Fluminense ainda teve uma grande chance com Diego Barbosa, que livre, finalizou para fora, evitando a vitória do Tricolor no tempo regulamentar.

Prorrogação…

O Boca dominou o primeiro tempo e ia administrando a bola, sem deixar o Fluminense crescer no jogo.

Até que aos 98′, John Kennedy recebeu de Keno e mandou uma bomba para o fundo das redes do Boca Juniors, sem chances para Romero. Na comemoração, o jogador foi para a torcida e demorou para retornar ao gramado, recebendo o segundo amarelo e sendo expulso de campo.

Nos minutos finais, jogadores do Boca pediram toque de mão do jogador do Fluminense. Na confusão, Fabra acertou um tapa na cara de Nino. Após muita reclamação e confusão, o VAR recomendou o cartão vermelho ao árbitro, que expulsou o lateral do Boca Juniors.

Na segunda etapa dos minutos extras, o Boca seguiu pressionando querendo o gol do empate, mas o Fluminense seguia bastante firme na defesa.

O Fluminense teve uma grande oportunidade com Guga aos 114′, mas o jogador acertou a trave, era para ser o terceiro do Tricolor.

No entanto, a história já estava escrita, a noite realmente era do Fluminense e com gols de Cano e John Kennedy, o Tricolor Carioca conquistou a América pela primeira vez.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE X BOCA JUNIORS

Local — Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e horário — sábado (4), às 17h (de Brasília)
Árbitro — Wilmar Roldan (Colômbia)
Auxiliares — Alexander Guzman (Colômbia) e Dionisio Ruiz (Colômbia)
Árbitro de vídeo — Juan Lara (Chile)

Cartões amarelos: Cavani, Figal, Langoni (Boca Juniors); Keno, John Kennedy, Nino, Cano (Fluminense)

Cartão vermelho: John Kennedy (Fluminense); Fabra (Boca Juniors)

Gols: Cano aos 35′ John Kennedy aos 98′ (Fluminense); Advincula aos 71′ (Boca Juniors)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Felipe Melo (Marlon) e Marcelo (Diogo Barbosa); André, Martinelli (Lima) e Ganso (John Kennedy); Jhon Arias, Germán Cano e Keno (David Braz). Técnico: Fernando Diniz.

BOCA JUNIORS: Romero; Advincula, Figal (Valdez), Nicolas Valentini e Frank Fabra; Pol Fernández, Ezequiel Fernández (Saracchi), Cristian Medina (Taborda) e Valentin Barco (Langoni); Merentiel (Janson) e Cavani (Benedetto). Técnico: Jorge Almirón.

Fonte: R7