Brasil será castigado por onda de calor histórica e sem precedentes nos próximos dias

BRASIL – Uma onda de calor sem precedentes está na iminência de atingir o Brasil nos próximos dias. A previsão é de altas temperaturas que desafiam as expectativas. O alerta é da MetSul, que ainda afirma que recordes históricos devem ser quebrados durante o fenômeno.

Cidades brasileiras podem ultrapassar a marca de 45ºC devido a “bolha de calor” que será formada sobre o país. Também chamada de anticiclone, esse fenômeno mantém o ar estagnado e aprisionados em regiões específicas, o que eleva drasticamente as temperaturas.

Na região central do Brasil, termômetros devem atingir a casa dos 32ºC. O centro-oeste e o sudeste serão as regiões mais afetadas pelas altas temperaturas. Pela previsão da MetSul, já neste sábado (11), as temperaturas já serão elevadas, superando a marca de 40ºC.

No Centro-Oeste, interior de São Paulo e partes de Minas Gerais, espera-se que os termômetros alcancem valores entre 42°C e 44°C, com algumas localidades atingindo até 45°C a 46°C ou até mais.

Esta onda de calor também se caracteriza por sua durabilidade, indo além das ondas de calor convencionais que duram de quatro a sete dias, podendo persistir por até dez dias ou mais em algumas localidades e chegar a duas semanas em áreas específicas.

É fundamental que a população esteja bem preparada para enfrentar esse desafio climático, praticando medidas que ajudem a superar esse período de calor extremo.