sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS Estado do AM espera há para transferir Tio Patinhas, marido da Dama...

Estado do AM espera há para transferir Tio Patinhas, marido da Dama do Tráfico

Brasil – A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) do Amazonas espera há quatro meses uma decisão da Justiça para transferir Clemilson dos Santos Farias, o “Tio Patinhas”, para um presídio federal.

Tio Patinhas é conhecido como um líder do Comando Vermelho (CV) no Estado. Ele é marido de Luciane Barbosa Farias, a “Dama do Tráfico”, que viajou para Brasília para se reunir com o governo Lula.

Farias foi condenado a 31 anos e sete meses de prisão por associação para o tráfico, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Dama do Tráfico se reuniu com secretaria do Ministério da Justiça que recebeu o pedido de transferência do marido

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) é ligada ao Ministério da Justiça e disse que recebeu um pedido da Seap do Amazonas para a transferência de 13 presos para presídios federais. O órgão disse que tem vagas disponíveis para o grupo.

Em 2 de maio, a dama do tráfico se reuniu com o secretário nacional de Políticas Penais, Rafael Velasco Brandani. Ele não divulgou publicamente que recebeu a visita de Luciane, o que fez com que deputados federais do Partido Novo o denunciassem à Comissão de Ética Pública da Presidência da República.

Nove dos presos foram transferidos e dois tiveram o pedido de transferência negado pela Justiça. Tio Patinhas e outro presidiário aguardam a decisão do Judiciário do Amazonas.

João Evangelista Generoso de Araújo, o advogado do Tio Patinhas, negou ter conhecimento de um pedido de transferência, de acordo com o jornal Folha de S.Paulo.

O advogado também disse que o marido da Dama do Tráfico não faz parte de “nenhuma organização criminosa”. Tio Patinhos ficou detido em um presídio federal entre 13 de julho de 2018 a 11 de novembro de 2020 em Mossoró, no Rio Grande do Norte.

O ofício do governo do Amazonas que pediu a transferência de Tio Patinhas diz que o Comando Vermelho se tornou a principal organização criminosa do Estado. Ele disputa o controle do tráfico no Amazonas com o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Fonte: Revista Oeste