Argentino Lionel Messi é eleito atleta do ano pela revista Time

epa10373136 Lionel Messi (C) of Argentina lifts the World Cup trophy after winning the FIFA World Cup 2022 Final between Argentina and France at Lusail stadium, Lusail, Qatar, 18 December 2022. EPA/Friedemann Vogel

Esportes – O jogador argentino Lionel Messi foi coroado com o título de atleta do ano, concedido anualmente pela revista americana Time.

– Ele conseguiu fazer o que antes parecia impossível: transformar os Estados Unidos em um país do futebol – diz a revista.

A frase é o principal argumento de apoio a um dos poucos títulos que faltavam ser conquistados pelo atleta. A matéria é ilustrada com várias fotos em que o craque aparece vestido com o uniforme rosa do Inter Miami – nenhuma delas mostra Messi com a camisa da seleção argentina -, clube ao qual chegou em julho deste ano e no qual já começou a conquistar títulos.

O texto não poupa elogios para “o maior jogador vivo, indiscutivelmente o maior que já jogou o esporte mais popular do mundo”, e destaca como sua presença atraiu milhares de pessoas aos estádios de futebol dos EUA, e milhões se tornaram espectadores do futebol no país.

– Messi deu um impulso inigualável ao futebol nos EUA: presença nos estádios, preços, vendas de merchandising e visualização de jogos: suas partidas provocam um reavivamento religioso – ressalta a Time.

A revista também lembra como o argentino levou estrelas como Kim Kardashian e o rapper Fat Joe aos estádios e, por sua vez, ajudou a aumentar a popularidade do esporte.

– Esse cara é um ícone cultural. Ele é um grande entre os grandes – disse Fat Joe à revista.

A publicação chega a dizer que Messi transformou os Estados Unidos em “um país do futebol”. O elogio se estende ao caráter e ao comprometimento de Messi com sua nova equipe.

– Desde o primeiro dia, Leo chega primeiro e sai depois de todos os outros. Ele é o jogador mais profissional de toda a equipe – relatou David Beckham, proprietário e atual presidente do Inter Miami, atual clube de Messi.

Já em termos de impacto econômico, basta dizer que no dia de sua estreia, a Apple TV adicionou 110 mil novos assinantes em apenas 24 horas para assistir à liga de futebol dos EUA por meio do MLS Season Pass, de acordo com dados da empresa Antenna, algo nunca visto antes.

O público no estádio do Inter em Miami cresceu 40% desde a chegada de Messi e agora tem uma média de 30 mil espectadores por jogo, embora tenha chegado a 61.124 em uma partida em outubro.

A popularidade de Messi está afetando outros clubes do mesmo esporte.

– Agora estamos entrando em negociações com pessoas que não seriam remotamente possíveis há cinco anos – disse o presidente do clube de Dallas, Dan Hunt.

Fonte: Pleno News