Saúde do Amazonas fez história em 2023 ao realizar os primeiros transplantes de rim e coclear do estado

Amazonas – A saúde do Amazonas deu passos nunca antes alcançados no ano de 2023. Após investimentos determinados pelo Governador Wilson Lima, a Secretaria de Estado de Saúde (SES), por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), realizou os primeiros transplantes de rim e coclear (aparelho de ouvido biônico) da história do estado. Os procedimentos foram realizados no Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz.

O transplante coclear foi realizado no mês de março em um menino de 4 anos e a ativação do ouvido biônico ocorreu 30 dias após o procedimento. Até outubro, 21 aparelhos foram implantados, melhorando a qualidade de vida dos pacientes atendidos.

Em junho, foi realizado o primeiro transplante renal na rede pública estadual de saúde em um jovem de 35 anos, e o doador foi seu pai, de 55 anos. Até outubro, 30 transplantes renais foram realizados na unidade. Além dos procedimentos inéditos, o Governo do Amazonas também trabalhou para voltar a realizar atendimentos que estavam parados desde gestões anteriores, como é o caso das cirurgias bariátricas.

A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) realizou, desde fevereiro deste ano, 38 cirurgias bariátricas na unidade de saúde. Manaus é a capital brasileira com maior índice de pessoas obesas do Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde.

O investimento em saúde de 2023 também tem como destaque a revitalização de dois Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMIs) e seis Centros de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caics), situados em diversas zonas da capital, que estão em reforma.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles, passou por um processo de revitalização, assim como a Maternidade Ana Braga recebeu uma nova sala de emergência obstétrica. Houve também a entrega de setor de pré-natal de alto risco na Policlínica Codajás, bem como a instalação de farmácias descentralizadas para medicamentos especializados.

Além disso, a saúde passou a contar com duas carretas de imagens que passaram a ofertar tomografias e demais exames de imagens de alta complexidade. Para reforçar os atendimentos nas unidades, mais de 1700 profissionais da enfermagem foram convocados para atender às necessidades e dar continuidade aos serviços públicos essenciais.

O Governo do Amazonas inaugurou, no primeiro semestre de 2023, por meio da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), o novo Centro de Distribuição de Imunobiológicos do estado, com uma estrutura modular diferenciada e pioneira no país, para armazenar e monitorar a temperatura de mais de 10 milhões de vacinas, além de soros terapêuticos.

Assistência 

Ao longo de 2023, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado (FCecon) realizou 83,3 mil consultas, 688 mil exames complementares de apoio diagnóstico, 31,5 mil procedimentos de quimioterapia e 1,3 mil tratamentos com radioterapia. A instituição é referência no tratamento oncológico, com hospital e ambulatório e realiza atividades de ensino, pesquisa e prevenção do câncer.

A Fundação Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham) realizou mais de 232 mil consultas especializadas, exames dermatológicos, cirurgias, consultas não médicas e testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS).

O Hemoam realizou 469.893 atendimentos até setembro de 2023, que contemplam consultas ambulatoriais e ações médicas e de enfermagem. Em relação ao novo hospital, houve a construção e conclusão da obra da passarela que liga o Hemocentro Coordenador ao Hemoam Hospital. Atualmente com 99,6% da obra civil executada, o hospital tem previsão de conclusão ao longo de 2024. Ao todo, ao longo de 2023, o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 200 milhões em obras e revitalizações.