PIM: Produção de motos na Zona Franca de Manaus faz país crescer

PIM – A indústria de motocicletas no Brasil desempenha um papel significativo na economia. Segundo dados da Suframa (Superintendência da Zona Franca de Manaus), o segmento registrou faturamento na ordem de R$ 26 bilhões em 2022 com a produção no polo industrial, no Amazonas.

Para além de impulsionar a economia, a produção nacional de motocicletas exerce uma função social importante, porque promove a acessibilidade para milhares de brasileiros, como meio de mobilidade e de promoção de renda.

Mas isso só é possível graças a um importante instrumento de incentivo para o desenvolvimento sustentável: a Zona Franca de Manaus. Esse modelo econômico respeita rigorosos padrões produtivos, promove a preservação ambiental, incentiva o desenvolvimento econômico e social e, ainda, atua para minimizar as desigualdades regionais.

A Honda acredita no modelo da Zona Franca e está instalada na cidade de Manaus desde 1976. Ao longo de sua história no Brasil, a empresa já investiu mais de US$ 2,4 bilhões, incluindo aportes em infraestrutura, equipamentos, capacitação e profissionalização das pessoas, desenvolvimento de novas tecnologias e inovação.

Esses aspectos consagram a marca como a maior fabricante do setor de motocicleta e líder do mercado nacional, segundo dados da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) e números da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) de 2023.

Essa grandeza também se traduz na quantidade de pessoas direta e indiretamente beneficiadas: são mais de 8.000 funcionários diretos, 100 mil postos de trabalho em toda a cadeia produtiva, e milhares de clientes atendidos todos os anos.

A unidade fabril da Honda é uma das maiores do Polo Industrial de Manaus e, considerando as operações globais da marca, detém o título de operação mais verticalizada. Isso significa que no mesmo complexo há diversos processos produtivos dos diferentes componentes que integram a motocicleta final. Em volume de produção, a operação brasileira é a maior fora do eixo asiático.

Para seguir atendendo à crescente demanda de mobilidade no país com competitividade, a Honda defende a Zona Franca de Manaus. É por meio dela que os brasileiros podem adquirir uma motocicleta para trabalhar e se locomover.

A Zona Franca garante a segurança jurídica para que empresas, como a Honda, sigam promovendo investimentos significativos em tecnologia, inovação e desenvolvimento humano. Com a criação de milhares de empregos e um polo altamente qualificado em processos e produtos, a Zona Franca de Manaus proporciona desenvolvimento para todo o país.

Além disso, é um mecanismo de proteção à Floresta Amazônica, porque a empregabilidade proporcionada na região inibe o desenvolvimento de atividades alternativas de renda baseadas na exploração predatória dos recursos naturais.

Empregabilidade que alcança o Brasil, ganho de renda que promove o desenvolvimento local, produtos que mudam a vida das pessoas e uma floresta de pé para todos. A Honda reafirma seu compromisso com a Zona Franca de Manaus e parabeniza os parlamentares do Amazonas pelo trabalho tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal.

Fonte: Poder  360