Deputado pede ao MPF que apure se ‘Choquei’ recebeu verba do governo federal

Brasil – O deputado estadual Guto Zacarias (União Brasil) solicitou ao Ministério Público Federal (MPF) a abertura de um inquérito para apurar se a página de fofocas Choquei recebe ou recebeu financiamento do governo federal. Zacarias é do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp).

O parlamentar baseia a sua solicitação em recente episódio suicídio, cometido por Jéssica Vitória Canedo, de 22 anos. Antes de tirar a própria vida, ela, que sofria de depressão, foi vítima de notícias falsas sobre um relacionamento com o humorista Whindersson Nunes.

O boato escalou quando a Choquei, com mais de 20 milhões de seguidores no Instagram, também espalhou a notícia falsa. O perfil está sob investigação da Polícia Civil de Minas Gerais.

‘Perfil de fofocas responsável por um suicídio’

Na sua solicitação ao MPF, Zacarias pede que, caso se comprove o recebimento de verba pública pela Choquei, que se providencie o corte. Além disso, que se instaure ação por improbidade administrativa contra o governo federal.

“Se for verdadeiro, trata-se de um caso gravíssimo”, diz o deputado, no pedido. “Porque o governo estaria usando verbas públicas para financiar um site de fofocas, que é responsável por um suicídio, somente pelo fato de tal site apoiar o atual presidente da República.”

‘Máquina de propaganda falsa do governo’

Em entrevista à Gazeta do Povo, Zacarias afirmou que páginas e perfis nas redes sociais como a Choquei “atuam como uma máquina de propaganda falsa do atual governo”. Além de promover Lula e seu mandato, “atacam aqueles que não são ideologicamente alinhados”.

Fonte: Revista Oeste