Inscrições para a 3ª Conferência Estadual de Cultura já estão abertas

Amazonas – Foram abertas, nesta segunda-feira (08/01), as inscrições para a 3ª Conferência Estadual de Cultura, que acontece de 21 a 23 de janeiro, no Centro de Convenções Vasco Vasques. As inscrições podem ser realizadas no hotsite da 3ª Conferência Estadual de Cultura, hospedado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br/conferencia-estadual-de-cultura).

Podem se inscrever delegados, eleitos nas Conferências Municipais de Cultura; convidados, artistas e personalidades da cultura especialmente chamados para o evento, e ouvintes, que são as pessoas interessadas em participar da conferência, em número máximo de 90.

Vale ressaltar que os delegados eleitos têm direito a voz e voto, já que foram escolhidos para representar suas categorias, os convidados têm direito a voz e os ouvintes, apenas participam como espectadores.

A ficha de inscrição segue o modelo sugerido pelo Ministério da Cultura (MinC) para a Conferência Nacional de Cultura, que acontece em Brasília, em março. O preenchimento da ficha torna-se de extrema importância, uma que também servirá como mapeamento cultural do Brasil para o MinC.

A 3ª Conferência Estadual de Cultura vai somar mais de 20 horas de atividades nos três dias, reunindo representantes do Ministério da Cultura (MinC) e mais de 150 delegados eleitos e homologados no interior do estado e capital, durante as Conferências Municipais de Cultura. A programação se estenderá das 9h às 18h, restrita aos grupos de trabalho, para elaboração de propostas que irão compor o Plano Estadual de Cultura.

Após as 18h, atrações musicais e artísticas sobem ao palco, todos os dias, com entrada gratuita. O evento também contará com espaço kids e gastronômico.

Na ocasião do encontro estadual, haverá votação em plenária dos delegados que vão representar o Amazonas na 4ª Conferência Nacional de Cultura. Cada estado deve ter uma cota mínima de 60 delegados representativos.

Encontros Setoriais

Também foram abertas nesta segunda-feira (08/01), as inscrições para os Encontros Setoriais, que precedem a conferência e serão realizados por 18 segmentos setoriais da cultura amazonense, no dia 20 de janeiro, na unidade de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada na avenida Darcy Vargas.

As inscrições para os Encontros Setoriais também podem ser realizadas no no hotsite da 3ª Conferência Estadual de Cultura, hospedado no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br/conferencia-estadual-de-cultura).

Podem se inscrever nos Encontros Setoriais representantes dos 18 segmentos culturais em questão. A saber: Arquivo, Arte Digital, Artes Visuais, Artesanato, Circo, Cultura Indígena, Culturas Populares, Dança, Design, Arquitetura e Urbanismo, Expressões artísticas culturais afro-brasileiras, Livro, leitura e Literatura, Moda, Museu, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material e Teatro.

Os Encontros Setoriais serão realizados das 13h às 19h, com objetivo de dar oportunidades aos fazedores de cultura de debater a retomada do resgate histórico acerca dos 18 Colegiados Setoriais de Cultura. Os encontros terão caráter mobilizador, propositivo, eletivo e consolidativo.

Durante os Encontros, serão eleitos delegados de cada um dos 18 segmento setoriais da cultura amazonense, que participarão tanto da 3ª Conferência Estadual de Cultura, quanto dos encontros setoriais nacionais, em março, em Brasília.

Tanto a Conferência Estadual de Cultura quanto os Encontros Setoriais são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, e recebem o apoio do Conselho Estadual de Cultura.