Donald Trump vence com folga primeiras prévias para as eleições dos EUA

Mundo – O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump venceu as primeiras prévias para a disputa pela Casa Branca, entre os republicanos, na noite desta segunda-feira (15). A votação, chamada de “caucus”, foi feita no estado de Iowa.

Até a última atualização desta reportagem, mais de 99% dos votos haviam sido apurados. Até então, a prévia indicava o seguinte resultado:

Donald Trump: 51,0% — 20 delegados
Ron DeSantis: 21,2% — 8 delegados
Nikki Haley: 19,1% — 7 delegados
Vivek Ramaswamy: 7,7% — 3 delegados
Outros: 1,0%

Trump comemorou a vitória e parabenizou os concorrentes republicanos durante um pronunciamento. Ele agradeceu aos eleitores e companheiros de partido pela votação.

Durante o discurso, Trump criticou o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e afirmou que o país estava sendo totalmente destruído.

“Nós eramos uma grande nação há três anos, e hoje as pessoas estão rindo de nós”, disse.

Trump também ensaiou uma mensagem de união entre republicanos, democratas, conservadores e liberais: “Nós vamos nos unir. Isso vai acontecer em breve”.

No discurso, o candidato também falou sobre políticas de imigração, afirmando que os Estados Unidos estão sofrendo uma “invasão” e que são necessárias deportações.

Início da disputa

Este é o pontapé inicial para a disputa presidencial dos Estados Unidos. O país realizará eleições em novembro de 2024 e devem ter uma disputa acirrada entre Joe Biden e Donald Trump.

Apesar de representar apenas 1% dos delegados republicanos em todo o país, a disputa desta segunda-feira em Iowa funciona como o primeiro termômetro das eleições.

Após o resultado, o candidato Vivek Ramaswamy resolveu desistir da disputa e apoiar Donald Trump.

As pesquisas de boca de urna também indicaram que políticas para conter a imigração são a preocupação dos eleitores do estado – uma das bandeiras um sinal de que questões de economia, como inflação e emprego, podem não ser o principal motivador para a definição de votos.

O tema também é uma das principais bandeiras de Trump, que, quando era presidente, chegou a defender a construção de um muro separando seu país do México.

Os caucus ocorreram em mais de 1.600 colégios eleitorais espalhados pelo Iowa. Eleitores enfrentaram ainda temperaturas extremas que chegam a -37ºC no estado para debater e votar nos pré-candidatos republicanos.

As primeiras prévias das eleições dos EUA ocorrem também na véspera do julgamento de um dos quatro processos que Donald Trump responde na Justiça norte-americana – mesmo se condenado em algum deles, Trump poderia governar caso vencesse as eleições, pela legislação do país.

Segundo uma pesquisa realizada também entre os eleitores que participaram dos caucus em Iowa pelo Instituto Edison Research, dos EUA, 63% deles acreditam que o ex-presidente dos EUA poderia governar caso seja condenado.

O Partido Democrata, do presidente Joe Biden, também realizou caucus nesta segunda em Iowa, mas, ao contrário dos republicanos, os eleitores democratas não votam no processo. A votação para definir o candidato do partido acontece por meio de voto por correio em março – Biden é o grande favorito.

Nos EUA, o voto é indireto – eleitores escolhem, em votações realizadas por cada estado, representantes dos candidatos que querem eleger. Quem tiver mais representantes, também chamados de delegados, vence a disputa.

Fonte: G1