Rede Globo despeja jornalistas e coloca telejornais dividindo cenário com Ana Maria Braga

Brasil – Os profissionais que trabalham em alguns dos telejornais da Globo de São Paulo foram despejados e terão que lidar com uma nova realidade nos próximos meses. A emissora promove a primeira grande reforma do Jornalismo em dez anos, afetando os estúdios do Hora 1, do Jornal Hoje e também do Jornal da Globo.

Roberto Kovalick, Alan Severiano — que cobre as férias de Cesar Tralli — e Renata Lo Prete terão que lidar com as alterações até que os novos estúdios fiquem prontos. As equipes dos três jornalísticos estão dividindo o estúdio com o Mais Você, de Ana Maria Braga.

O cenário da apresentadora foi montado em 2021, durante a pandemia, e é bem extenso, contando com espaço para a abertura do programa, cozinha e a mesa do café da manhã com os convidados. Pelo tamanho do ambiente, foi possível adaptar o espaço para receber os três telejornais ao longo do primeiro semestre deste ano.

O Mais Você também já dividiu espaço com o Hora 1 antes do noticiário ganhar um cenário próprio, montado na Redação da emissora. Esse puxadinho servirá para a Globo realizar o máximo de mudanças possível na Redação original, que recebe os âncoras e todos os profissionais envolvidos na produção de notícias, como repórteres, redatores e editores.

Globo não priorizará novo ambiente de trabalho dos jornalistas

Agora, Roberto Kovalick e os colegas terão que apresentar seus respectivos telejornais em frente a um telão com uma projeção falsa do ambiente em que os jornalistas costumavam trabalhar até a semana passada. De acordo com a Globo, ainda não há uma data exata prevista para que os jornalistas parem de dividir espaço com o programa de culinária.

Os telejornais, por sinal, não são a prioridade da emissora. Antes de iniciar a reforma de sua Redação de Jornalismo, o canal decidiu priorizar um novo cenário para o programa Encontro, comandado por Patrícia Poeta, ex-mulher do principal executivo da rede.

Fonte: Revista Oeste