NASA alerta que asteroide do tamanho do Maracanã passará perto da Terra nesta sexta-feira

A NASA informou que um asteroide do tamanho do estádio do Maracanã vai passar a cerca de 2,74 milhões de quilômetros da Terra nesta sexta-feira (2). Apesar do tamanho, não há risco de colisão ou dano. Cientistas vão monitorar o fenômeno, mas será difícil de ser visto mesmo com equipamento adequado.

O asteroide, chamado 2008 OS7, foi descoberto em 2008 e tem entre 210 e 480 metros. Ele não vai entrar na atmosfera terrestre, apenas se aproximar. A NASA classificou cerca de 2.350 asteroides como potencialmente perigosos, mas este não é um deles.

Após passar nesta sexta-feira, o asteroide voltará em 32 anos, mas estará a 72 milhões de quilômetros. Outros três asteroides menores também passarão perto da Terra esta semana.

Além disso, a NASA planeja colocar o módulo Nova-C na lua em 22 de fevereiro. Este será o primeiro módulo privado a chegar lá, transportando instrumentos para pesquisas e testes tecnológicos. O objetivo é estudar o clima espacial, as interações na superfície lunar e testar tecnologias de pouso para futuras missões.