Jovem que matou amiga com tiro no rosto é expulsa de faculdade de medicina

Uma jovem identificada como Bianca Cestari foi expulsa do curso de medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic, de Campinas, depois que a instituição recebeu uma denúncia de que a estudante havia matado uma amiga em 2020. A notícia foi confirmada na tarde da última sexta-feira (16) pela instituição de ensino.

Isabele Ramos Guimarães, então com quatorze anos, levou um tiro na cabeça e morreu, em julho de 2020, foi baleada pela amiga, que na época tinha quinze anos e que praticava tiro esportivo com a família.

A agressora foi condenada por homicídio doloso, mas depois que a defesa recorreu, a justiça considerou em 2022 que o crime se tratava de um homicídio culposo – quando não há intenção de matar.

São Leopoldo Mandic informou em nota que ‘a presença da aluna gerou um clima interno de grande instabilidade do ambiente acadêmico’.

‘Com base no Regimento Interno da Instituição e no Código de Ética do Estudante de Medicina, publicado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), a faculdade decidiu pelo desligamento da aluna, assegurando a ela a apresentação de recurso, em atendimento aos princípios do contraditório e ampla defesa’.

Ainda segundo o comunicado, a decisão também é calcada em princípios éticos para afastar qualquer risco à reputação da instituição.