Lula diz não saber sobre a crise do governo da Venezuela com a ONU

Brasil – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (18) que não tem informações sobre a situação na Venezuela, em resposta a questionamentos sobre a expulsão de agentes do escritório de Direitos Humanos da ONU no país.

O petista foi questionado sobre o assunto durante uma entrevista coletiva realizada após a reunião da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, na Etiópia.

– Não tenho informações do que está acontecendo na Venezuela, a briga da Venezuela com a ONU – disse o político brasileiro, prometendo responder com precisão após retornar ao Brasil e se reunir com a equipe de política externa.

Em contraste com o Brasil, o Uruguai, Argentina, Costa Rica, Equador e Paraguai criticaram a Venezuela, expressando “profunda preocupação” com a suspensão das atividades do escritório da ONU.

ENTENDA A CRISE

O chanceler da Venezuela, Yvan Gil, anunciou nesta quinta-feira (15) que o governo decidiu suspender as atividades do gabinete do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos no país, instalado em 2019, e ordenou a saída dos seus funcionários em 72 horas.

A decisão foi tomada em resposta a um comunicado da entidade da ONU que manifestou “profunda preocupação” com a detenção da ativista venezuelana Rocío San Miguel, crítica do presidente Nicolás Maduro e acusada de terrorismo.

O governo venezuelano frequentemente acusa opositores de planejar golpes e até o assassinato de Maduro, acusações que são negadas pelos partidos da oposição.

Fonte: Pleno News