Alunos de automação industrial da etech desenvolvem soluções para o setor de fabricação de refrigerantes

Amazonas – O lema de “aprender fazendo” foi colocado em prática por mais uma turma de automação industrial da etech, a escola tecnológica da Fundação Desembargador Paulo Feitoza (FPFtech), com a 6ª edição da sua mostra tecnológica. Os alunos, a maioria trabalhadores do Polo Industrial de Manaus (PIM), receberam o desafio de demonstrar um processo industrial de fabricação de refrigerante soda, exibindo os conhecimentos que serão aplicados no mercado de trabalho.

Os alunos de automação industrial precisaram dividir os projetos em oito etapas, que representavam setores reais de uma indústria de bebidas. Aplicando todo o aprendizado obtido no curso, os alunos desenvolveram projetos com soluções desde o setor de embalagem, passando pelo envase de líquidos, até protótipos para dispensador automático de tampa.

Alex Teixeira, aluno do curso de automação industrial da etech e um dos expositores, destacou como as aulas tem contribuído para o seu crescimento profissional. “Nós aprendemos aqui dentro da etech para levar ao mercado o nosso conhecimento na resolução de problemas na automação industrial, voltada para minimizar e otimizar custos. A feira é muito importante, pois deixa claro o trabalho e desempenho de toda a turma, incentivando todos a cada dia mais fazer o seu melhor no setor e mostrar como a automação industrial é importante para a sociedade”, afirmou Teixeira.

Para Nancy Cavalcante, diretora educacional da etech, a mostra é um momento de os alunos conectarem os seus conhecimentos teóricos com os desafios reais do mercado de trabalho. “Essa feira tem uma importância muito grande para divulgarmos o trabalho que está sendo desenvolvido na escola, com a nossa filosofia e metodologia de ensino que é aprender fazendo. E nessa mostra o aluno pode conectar tudo o que aprendeu ao longo do semestre através da apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos em sala de aula, e consegue perceber o quanto aquele aprendizado tem um significado e uma aplicação prática no seu desenvolvimento profissional”, completou Cavalcante.

Sobre a etech

Criada em 2022, a etech nasceu com o objetivo de qualificar profissionais para a Indústria 4.0, com cursos de Automação Industrial e Desenvolvimento de Software. O principal diferencial da etech é unir a teoria e a prática, já que os alunos aprendem nas salas de aulas e laboratórios e aplicam o conhecimento através de projetos propostos pelos profissionais da FPFtech, em conjunto com os professores.

Todos os nossos cursos são oferecidos paralelamente ao ensino médio ou logo após a sua conclusão. A etech está inserida dentro das instalações do complexo da FPFtech, em um prédio que abriga biblioteca, laboratórios de Automação Industrial e de Informática, banheiros acessíveis, refeitório e amplo estacionamento.