Ministério Público irá investigar racismo contra Davi dentro do BBB

Brasil – O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento para apurar práticas racistas que estariam sendo cometidas contra Davi Brito, participante do Big Brother Brasil (BBB24). A informação foi divulgada pelo órgão nesta terça-feira (12).

A ação foi protocolada por meio da Promotoria de Justiça de Combate ao Racismo na última segunda-feira (11). Conforme divulgado pelo MP, as ofensas racistas estariam sido proferidas contra Davi nas redes sociais.

De acordo com a promotora de justiça Lívia Sant’Anna Vaz, as empresas donas das redes sociais em que foram praticadas as falas racistas serão oficiadas para enviar informações dos perfis que teriam realizado o suposto crime.

O objetivo, segundo Vaz, é identificar os autores. “As pessoas têm ficado muito à vontade para manifestar ódio nas redes sociais, seja racial, de gênero, de orientação sexual, acreditando que estão na clandestinidade, que não serão descobertas”, disse a promotora no comunicado divulgado pelo órgão à imprensa.

“Nós temos os instrumentos jurídicos e tecnológicos para descobrir a autoria desse tipo de mensagem”, garantiu a promotora.

O MP, no entanto, não informou se as empresas dona de redes sociais – como a Meta, que responde pelo Facebook e Instagram, ou o X, antigo Twitter – já foram, de fato, oficiados ou qual é o prazo para envio dos documentos.

Davi é natural de Salvador, na Bahia.

Fonte: CNN