Prefeito Beto D’Ângelo é derrotado na Justiça em dia de operação da GAECO em Manacapuru

Amazonas – Os desembargadores do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) rejeitaram, nesta terça-feira (12), os Embargos de Declaração do prefeito de Manacapuru, Beto D’Ângelo e sua vice, Valcileia Flores Maciel.

O recurso contestava uma multa imposta por provocarem aglomeração durante um evento eleitoral em 2020, violando as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19.

O tribunal considerou a conduta como uma violação grave dos princípios democráticos e manteve a decisão anterior. Enquanto isso, uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO/CAO-CRIMO) e da 3ª Promotoria de Justiça de Manacapuru, intitulada Operação Compadrio, sacudiu os alicerces da administração municipal.

Os alvos da operação foram o secretário municipal de Educação, Raimundo Conde, e o subsecretário Afonso Luciano, em uma investigação sobre um suposto esquema criminoso relacionado ao desvio de recursos públicos provenientes do salário-educação.

O cenário político e administrativo do município enfrenta tempos turbulentos. Essa segunda fase da operação visa desvendar esse esquema que suga recursos destinados à educação, deixando um rastro de corrupção e prejuízo para a população de Manacapuru.