Filme amazonense é finalista no Festival Internacional de Cinema Infantil 2024

Manaus – Dirigido pelo cineasta Bruno Pereira, o filme “Filha da mãe d’água” é um dos finalistas do Festival de Cinema Infantil 2024, promovido pela Copacabana Filmes e Produções.

O curta-metragem, que concorre na mostra competitiva ao Troféu de Melhor Filme eleito pelo júri oficial e ao Troféu de Melhor Filme eleito pelo júri popular, foi filmado na comunidade ribeirinha do Lago Janauari, em Iranduba, após uma oficina de cinema com os comunitários, com explica o diretor da obra.

“Eles ajudaram, contribuíram na produção, na atuação, na preparação. Foi um filme que foi realizado junto com uma equipe de profissionais do cinema e com pessoas que tiveram seu primeiro contato com a arte”, destacou.

O filme já circulou em mais de 20 festivais e carrega diversos prêmios, com destaque para o “3º É tudo criança” e o “14º Festival de Triunfo – Nordeste”.

A obra também já foi o tema de roda de conversa da primeira turma de cinema de universidade do Mato Grosso do Sul.

Acesso à cultura

O cineasta Bruno Pereira, que também atua como produtor cultural, relembra o momento em que os ribeirinhos experimentaram a magia do cinema na própria comunidade.

“A estreia (do filme) também foi no Lago Janauri, para mais de 300 pessoas, a comunidade lotou o Centro de Convivência que foi preparado para a exibição. A gente teve uma recepção muito grande, crianças, adultos, inclusive a comunidade abriu o evento com fogos de artifício, isso foi muito legal”, lembrou.

Além do acesso à cultura aos ribeirinhos, o filme permitiu que pessoas comuns experimentassem e vivessem uma produção de cinema profissional, como atriz infantil Anna Beatriz, que deu via à protagonista do curta.

“Eu fiz a filha da mãe d’água e foi um prazer imenso em estar participando da obra. Depois que fiz o filme, tive várias portas abertas para mim e para minha carreira. Super agradeço a oportunidade. Foi uma experiência muito boa e que nunca vou esquecer”, afirmou a pequena estrela.

O festival

O Festival de Cinema Infantil 2024 seleciona os filmes para serem exibidos no FICI ONLINE 2024, diretamente veiculados no site www.fici.com.br.

Na edição 2024, foram recebidas 151 inscrições de filmes de todo o país e 74 títulos foram escolhidos, representando 26 municípios de 12 estados do Brasil. A data de entrega do prêmio ainda não foi divulgada.

Os filmes nas categorias “HISTÓRIAS CURTAS”, “HISTÓRIAS ANIMADAS” E “MOSTRA TEEN” serão avaliados por um Júri especializado e concorrerão ao Prêmio Brasil de Cinema Infantil.

Os três ganhadores das mostras competitivas também levarão o Troféu do Prêmio Brasil de Cinema Infantil 2024. Todos os filmes selecionados estão concorrendo ao Troféu de melhor filme do FICI 2024 pelo Júri Popular.