Leão arranca pescoço de leoa durante processo de adaptação em zoológico

Mundo – Uma leoa teve o pescoço arrancado por um leão durante o processo de introdução para acasalamento no Parque Bellewaerde, em Ypres, na Bélgica. O incidente aconteceu no último dia 7. As informações são do jornal britânico Daily Mail.

Os felinos, apelidados de Nestor e Maya, estavam se adaptando ao cheiro um do outro. Os profissionais, que atuavam no programa de reprodução de espécies ameaçadas de extinção, acompanharam toda a cena.

O macho, de 12 anos, pertencia ao Zoológico de Antuérpia, também na Bélgica, e foi transferido para o Parque Bellewaerde com o objetivo de acasalar com duas leoas que já estavam no local, as irmãs Maya e Numa.

Felinos passaram por processo de adaptação

Antes de terem o primeiro contato físico, os leões passaram por um processo de adaptação de convivência, mas separados por barreiras.

Segundo os tratadores que trabalhavam no local, não houve sinal de agressão durante o método adaptativo dos bichos. Contudo, no último dia 7, quinta-feira, quando retiraram os obstáculos para tentar fazer uma aproximação, o processo não saiu como planejado.

As testemunhas contam que, num primeiro momento, os felinos pareciam não se importar com a presença um do outro. Contudo, a situação mudou rapidamente, e os animais começaram a mostrar sinais de raiva. Maya acabou tendo o pescoço arrancado por Nestor.

Tratadores ficaram assustados

Os tratadores contam que tentaram ajudar a leoa ferida, mas era tarde demais. Ao Daily Mail o porta-voz do zoológico, Filip Van Dorpe, classificou o ataque foi “muito lamentável.”

“Eles continuam sendo animais selvagens, é claro que isso também acontece na natureza. Lamentamos profundamente isso, todos em Bellewaerde estão arrasados. Passamos do orgulho à tristeza em um dia”, lamentou Van Dorpe.

Os cuidadores do leão no Zoológico de Antuérpia, onde o felino nasceu, disseram que Nestor sempre foi gentil com filhotes e a ex-parceira Tasa, afirmando que o comportamento do animal os deixou surpresos.

De acordo com a mídia local, o macho passará por um período de espera antes de ser apresentado a outras leoas.

Fonte: Metrópoles