VÍDEO: Ratinho é acusado de racismo por criticar cabelo black power de bailarina

Brasil – O apresentador do SBT, Ratinho, é acusado de racismo nas redes sociais após criticar o cabelo black power de uma bailarina no palco de seu programa, na noite desta terça-feira (02 de abril). A bailarina é Cíntia Melo, que também é empresária e professora de samba. A moça afirmou em sua rede social que está “triste” com o que aconteceu.

No trecho do programa amplamente divulgado nas redes, Ratinho vai até a bailarina e questiona, primeiramente, se o cabelo “black” da moça era peruca. Sorrindo e aparentemente constrangida com a indagação do apresentador, Cíntia respondeu:

“Não é peruca, é o meu cabelo. Hoje é o meu”, respondeu.

Ratinho continuou afirmando que aquele não era o cabelo da dançarina e chegou a pedir para Milene Uehara, outra apresentadora do programa, puxar o cabelo de Cíntia para confirmar que realmente não se tratava de uma peruca.

Durante o diálogo, o apresentador também afirmou que o cabelo da mulher tinha piolho.

Veja vídeo:

Deu o que falar

Poucas horas depois da exibição na TV, o trecho repercutiu nas redes sociais. Diversos internautas acusam Ratinho de racismo. A jornalista e ex- deputada federal, Manuela D’Ávila, considerou a atitude do apresentador violenta:

“Você acha graça desse vídeo ou percebe a violência do racismo ao qual é submetida essa mulher? Conseguem ver o número de vezes em que ela é submetida a isso em apenas 28 segundos? Ele chama de peruca, diz que tem piolho (ou seja, é mal cuidado), chama uma pessoa para puxar o cabelo dela. A televisão não pode ser instrumento disso! O humor não pode servir de proteção para crimes! Quando o Brasil vai entender que só há futuro de desenvolvimento enfrentando o imenso racismo que nos atravessa enquanto povo e nação?” questionou no Instagram.

Outros internautas também criticaram o apresentador e disseram que a situação foi “criminosa” e “inadmissível”:

“Ratinho é um racista! A atitude dele é uma expressão do racismo recreativo, o que é crime no Brasil desde janeiro de 2023. Nossos corpos não são piada! Não somos mercadorias para sermos expostos dessa forma!” escreveu um internauta da rede X (antigo Twitter).

Outra seguidora escreveu:

“Não dá mais pra deixar essas “brincadeiras” racistas passarem impunes na TV aberta!”.

Cíntia Melo, vítima da situação, falou brevemente sobre o assunto em seu Instagram, na manhã desta quarta-feira (03 de abril).

“Eu vim aqui agradecer as pessoas que estão preocupadas comigo e não vim aqui justificar meu silêncio….Não dormi a noite direito com todas as mensagens, com tudo que está acontecendo. Estou triste com alguns fatos”, a bailarina também afirmou que evitou falar sobre o assunto porque está cuidando da filha que está doente.

Fonte: O Tempo