Mutirão em Manaus oferece testes gratuitos para Infecções Sexualmente Transmissíveis

Neste sábado (6), a Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD) realizará um mutirão de atendimento à população. Das 8h às 12h, na sede da FMT localizada no Dom Pedro, zona centro-oeste, serão oferecidos testes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

O atendimento está disponível para toda a população. Durante o mesmo período, a unidade também estará atendendo pacientes em Dermatologia Clínica e Infectologia que já estão pré-agendados.

A unidade é reconhecida internacionalmente pelo seu tratamento de doenças infecciosas, parasitárias e tropicais, e destaca-se na geração de conhecimento científico nesse campo. Em 31 de março deste ano, celebrou seu 50º aniversário.

Durante o mutirão de sábado, aqueles que comparecerem receberão orientações sobre os cuidados necessários e a atenção a ser dada às doenças tropicais. O diretor-presidente interino da FMT-HVD, o médico Noaldo Lucena, enfatiza que o objetivo da iniciativa é orientar a população, promover a saúde e também comemorar o jubileu da Fundação.

“Celebrar os 50 anos da Fundação dessa forma, atendendo à população, é uma satisfação. A FMT é reconhecida internacionalmente e a atenção à população do Amazonas é a nossa melhor forma de devolver para a sociedade os ganhos científicos e humanitários”, observa o diretor.

Ele enfatiza que os testes para Sífilis, Hepatites virais e HIV estarão disponíveis para todos que comparecerem à Fundação durante o horário especial de atendimento. Noaldo Lucena também destaca que todas as consultas em Dermatologia e Infectologia foram previamente agendadas, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes.

A história da fundação da FMT teve início em 1970, quando dois professores da Faculdade de Medicina do Amazonas, Heitor Dourado e Carlos Borborema, juntamente com um grupo de estudantes, estabeleceram a Clínica de Doenças Tropicais.

Com o crescimento e a necessidade de expansão, a instituição mudou-se para um novo endereço em 1974, onde permanece até hoje, agora como Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, em homenagem a um dos principais fundadores da instituição.