Prefeitura de Manaus reforça atenção à saúde da mulher com duas novas Unidades Móveis

A Prefeitura de Manaus amplia os atendimentos da assistência básica para a população feminina com mais duas Unidades Móveis de Saúde da Mulher, já em funcionamento a partir desta segunda-feira, 8/4. Com as novas estruturas, o serviço, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), passa a abranger os cinco Distritos de Saúde (Disas) do município, Norte, Leste, Oeste, Sul e Rural, com capacidade para realizar mais de 28 mil procedimentos mensais.

Ao lado das três unidades móveis já integrantes do serviço, que atuam nas áreas Norte, Leste e Oeste, as novas unidades vão atender usuárias dos Distritos de Saúde (Disas) Sul e Rural. A estrutura dedicada ao Disa Sul está situada na rua 24 de Agosto, no bairro Morro da Liberdade, atrás da praça molhada do Cajual e em frente ao abrigo emergencial Gecilda Albano, seguindo no local até o dia 26 de abril. No Rural, o atendimento ocorre na área da Unidade de Saúde da Família (USF) São Pedro, no ramal do Leão, Km 37 da rodovia AM-010, até 2 de maio.

Para a secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, o investimento no serviço móvel de atenção à Saúde da Mulher reafirma o compromisso da atual gestão municipal em ampliar o acesso da população feminina aos serviços da rede básica. Ela enfatiza o reforço na prevenção dos cânceres de mama e do colo do útero, dois dos tipos mais incidentes na região Norte, bem como no acompanhamento pré-natal.

“As três unidades em atividade desde o final de julho realizaram, até o mês passado, mais de 80 mil procedimentos, dos quais mais de sete mil exames preventivos e mais de sete mil mamografias. Com duas novas estruturas, vamos ampliar em 66% a capacidade do serviço”, aponta a titular da Semsa, ressaltando que os exames são feitos nas unidades sem necessidade de agendamento pelo Sistema de Regulação (Sisreg), proporcionando maior rapidez no atendimento às usuárias.

Maior cobertura

Shádia assinala que as unidades itinerantes cumprem papel importante ao levar serviços da assistência básica para áreas de grande demanda e vazios assistenciais, fortalecendo a cobertura da Atenção Primária à Saúde (APS). As estruturas permanecem pelo menos 15 dias em cada localidade, ofertando consultas médicas e de enfermagem, atendimento pré-natal, mamografia, ultrassonografia, coleta do preventivo (citopatológico), planejamento reprodutivo, dispensação de medicamentos, entre outros serviços e procedimentos.

“Com cinco estruturas, chegaremos às regiões carentes de assistência em todos os distritos, ampliando o acesso e atuando para o rastreio e diagnóstico precoce dos cânceres que mais atingem as mulheres, bem como para reduzir a mortalidade de mães e bebês”, afirma.

As unidades itinerantes ofertam atendimento exclusivamente para a população feminina, com funcionamento de segunda a sexta-feira, em dias úteis, das 7h às 17h. O agendamento é feito nas próprias estruturas, mediante apresentação de documento de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Números

As Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa Manaus começaram a funcionar no final de julho do ano passado, após a inauguração das estruturas do Disa Norte, no dia 25 daquele mês, e dos Disas Leste e Oeste, no dia 26.

Até março deste ano, o serviço itinerante somou 80.240 procedimentos realizados para usuárias, dentre eles 17.607 consultas médicas, 7.234 mamografias, 7.237 exames preventivos do câncer do colo do útero e 3.850 aplicações de vacinas. Foram ainda dispensadas 3.456 receitas médicas no período.

Confira os locais e datas de atendimento das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, da Semsa:

Zona Norte – de 8 a 19/4

Avenida Curaçao, bairro Nova Cidade, em frente à rotatória do João Paulo, no Ceti João dos Santos Braga

Zona Oeste – de 26/3 a 12/4

Rua Cmte. Edno Rios, bairro da Paz, ao lado da USF Santos Dumont

Zona Leste – de 1º a 12/4

Rua Vitória-Régia, bairro Grande Vitória

Zona Sul – de 8 a 26/4

Rua 24 de Agosto, s/n, bairro Morro da Liberdade, atrás da praça molhada do Cajual, em frente ao abrigo emergencial Gecilda Albano

Zona Rural – de 8/4 a 2/5

USF São Pedro, ramal do Leão, Km 37 da AM-010