Autoridades trocam direção de prisão onde detentos teriam morrido de overdose por droga zumbi

Dois diretores do presídio Inspetor José Martinho Drumond, em Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram exonerados pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais).

A demissão aconteceu sete dias após a Record Minas revelar que detentos teriam morrido após overdose com a droga k4 no presídio. Mas, o Governo de Minas afirma que a troca de gestão da unidade não tem relação com o caso. “A troca dos gestores já estava prevista pelo Depen-MG, como parte das inúmeras atividades de gestão administrativa prisional. A saída dos gestores não está relacionada a qualquer fato ocorrido no presídio, como o óbito de detentos”, declarou.

Em Minas Gerais, ao menos 13 presos morreram suspeitos de overdose pela droga. De acordo com a pasta, barrar a entrada das drogas “zumbi” se tornaram um desafio para a segurança pública no estado. Os entorpecentes são sintéticos, o que dificulta a identificação durante as revistas nas penitenciárias, como explica o presidente do Sindppen-MG (Sindicato dos Policiais Penais do Estado de Minas Gerais), Luiz Gelada.

Ele explica também que, por ter forma líquida, a droga costuma ser borrifada em pedaços de papel para burlar a vigilância. “Os nossos cães farejadores não conseguem identificar, porque não tem cheiro e é incolor. Algumas apreensões foram feitas, mas em relação ao que entra [nos presídios], é inútil”, avalia. “Não chega nem a um terço do que deveria ser apreendido”, problematiza.

A droga causa efeitos graves e podem causar alterações mentais graves no usuário, como psicose, paranoia, delírios e alucinações, segundo o professor de toxicologia Pablo Marinho.

Nesta segunda-feira (15), representantes dos policiais penais se reuniram com o Ministério Público pedindo providências sobre o assunto. Segundo o sindicato, a falta de efetivo nos presídios vem possibilitando fugas, motins e a entrada de drogas, especialmente do tipo k, também conhecidas como “drogas zumbis”. Eles também pediram a convocação de excedentes do concurso da categoria, para reforçar a segurança das unidades de custódia.

Fonte: R7