VÍDEO: Pessoas e cachorro são levados por correnteza, após casa desabar em tentativa de resgate no RS

Brasil – Imagens impressionantes divulgadas nas redes sociais mostram duas pessoas e um cachorro sendo levados pela enchente momentos antes de serem resgatadas em Igrejinha, no Rio Grande do Sul, nesta quinta-feira (2).

No vídeo é possível ver um helicóptero da Brigada Militar sobrevoando uma casa totalmente coberta pela água. No telhado da residência estão duas pessoas e um cachorro ilhadas aguardando o resgate. No entanto, a estrutura desaba e as pessoas desaparecem em meio a enchente.

A laje da casa desmoronou enquanto a Brigada Militar do RS tentava fazer o resgaste das pessoas e do animal, na região que sofre com as fortes chuvas.

Uma das pessoas acabou sendo levada pela enxurrada e até o momento não foi encontrada. O cachorro também não foi localizado. Na ação, o tripulante responsável pelo salvamento desceu e resgatou uma das pessoas. O militar, no entanto, conseguiu se salvar. Veja a seguir:

“A Brigada Militar lamenta profundamente o ocorrido e reafirma o seu esforço incansável no resgate, auxílio e ações humanitárias para com as famílias afetadas por mais essa catástrofe climática”, diz um trecho de comunicado da corporação.

De acordo com a Defesa Civil do Rio Grande do Sul, 147 municípios foram afetados. Também foram registrados 12 feridos, 9.993 desalojados e 4.599 pessoas acolhidas em abrigos públicos.

Pelo menos 29 pessoas morreram desde o último sábado (27) no Rio Grande do Sul por causa das chuvas e enchentes. Os números foram divulgados na noite desta quinta-feira (2) pelo governador do estado, Eduardo Leite. Há 60 desaparecidos no estado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não faltarão recursos para o Rio Grande do Sul. O presidente chegou ao estado na manhã desta segunda-feira (2).

“Não faltará nenhum esforço para que a gente possa trabalhar arduamente. A gente não vai permitir que faltem recursos para que a gente possa reparar os danos. O governo federal estará 100% em sintonia com o governo estadual. Primeiro momento, a gente tem que cuidar das pessoas. No segundo momento, reparar os danos. Tudo que estiver ao alcance do governo federal, faremos. Eu sei que são muitas casas, muitas vidas, mas a gente vai tentar minimizar o prejuízo dessas pessoas”, disse Lula.