
Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, do Brasil, e Nicolás Maduro, da Venezuela, discutiram por telefone nesta quarta-feira (5/6) sobre as próximas eleições presidenciais venezuelanas, programadas para o dia 28 de julho.
Segundo o Palácio do Planalto, Lula enfatizou que o processo eleitoral deve ter “ampla presença de observadores internacionais” e reiterou seu apoio aos acordos de Barbados, que estabelecem diretrizes para a realização de eleições livres na Venezuela.
Lula também expressou a esperança de que as sanções contra a Venezuela sejam levantadas para que as eleições ocorram em um “clima de confiança e entendimento”.
Além das eleições, os presidentes abordaram questões comerciais entre os dois países, a possível assinatura de um acordo para facilitar investimentos e a renegociação da dívida bilateral.
Lula agradeceu a Maduro pelo apoio na eleição da ministra Sonia Guajajara à presidência do Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e do Caribe (Filac), sendo a primeira vez que um representante do governo brasileiro ocupa essa posição.







