Jair Bolsonaro critica viagem de Lula e primeira-dama para Suíça e Itália

Brasil – Nesta quinta-feira (6), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou as viagens que o presidente Lula (PT) planeja fazer para a Suíça e para a Itália. Bolsonaro se manifestou nas redes sociais, ironizando tanto Lula quanto a primeira-dama, Janja.

“O amor segue inabalável”, escreveu Bolsonaro.

O comentário veio acompanhado de uma imagem que destacava que “enquanto isso, o Rio Grande do Sul inteiro precisa ser reconstruído”.

Na próxima semana, Lula embarca para Genebra, na Suíça, onde participará da reunião da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em seguida, ele viajará para a Itália para a Cúpula do G7. Esses eventos ocorrerão entre 13 e 15 de junho, coincidindo com a semana do Dia dos Namorados.

A confirmação das viagens foi feita pelo Palácio do Planalto nesta terça-feira (4), conforme informações do Antagonista. Inicialmente, a participação de Lula nesses eventos estava em dúvida devido às enchentes no Rio Grande do Sul e aos desafios que ele tem enfrentado na articulação com o Congresso.

Ainda não foi revelado se Janja acompanhará Lula nessas viagens. Até o momento, ela tem estado presente em todas as viagens internacionais do presidente.

As frequentes viagens internacionais do casal têm gerado críticas. Em 2023, Lula passou um total de 62 dias fora do Brasil, sempre acompanhado pela primeira-dama. Somente o Ministério das Relações Exteriores gastou pelo menos R$ 65,9 milhões com essas viagens no ano passado, enquanto a Casa Civil desembolsou R$ 29,6 milhões até abril deste ano. Esses valores cobrem os custos de toda a comitiva presidencial.

Apesar das críticas, o presidente tem planos de visitar ainda este ano o México, Paraguai, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Rússia e Peru.