
Na noite do último sábado (22), uma imagem impressionante capturada em Corumbá, Mato Grosso do Sul, rapidamente viralizou nas redes sociais. Em destaque, as festividades do tradicional Arraial do Banho de São João, a principal celebração do município, enquanto ao fundo, os incêndios no Pantanal cercam a cidade.
Até sábado (22), a área queimada no Pantanal já atingiu 576,1 mil hectares, sendo 430,1 mil hectares em Mato Grosso do Sul e 145,8 mil hectares em Mato Grosso, segundo o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Nos últimos dois dias, de 22 a 23 de junho, o Pantanal registrou 256 focos de calor, conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Em Mato Grosso do Sul foram 248 focos, e em Mato Grosso, 8. Corumbá concentra 85,2% dos focos no Pantanal, com 218 registros.
O combate aos incêndios no Pantanal de Mato Grosso do Sul envolve ações simultâneas por terra e ar. Dois helicópteros e um avião do Grupamento de Operações Aéreas (GOA) do Corpo de Bombeiros e da Coordenadoria de Grupamento de Operações Aéreas (CGPA) estão operando na área. Neste sábado (22), concentraram-se em uma área conhecida como Bracinho, em frente ao Porto Geral de Corumbá.
“Essa área tem incomodado a população pela proximidade com a cidade e pela quantidade de fumaça. Por isso, concentramos os lançamentos ali. Retomamos os combates nas proximidades de Corumbá e estamos prontos para agir em outros pontos de interesse,” explica o capitão Jonatas Lucena, do GOA.





