Capitão da PM morre com balaço na cabeça em ação contra facção criminosa ‘CV’

Um capitão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Rafael Galvão da Costa, de 41 anos, foi baleado na cabeça e faleceu na manhã desta quarta-feira (3/7). O incidente ocorreu durante uma operação do 3º Batalhão da Polícia Militar (BPM) do Méier no Morro do Urubu, em Pilares, zona norte da capital, em um confronto entre policiais e criminosos.

Simultaneamente, na Cidade de Deus, zona oeste, outra operação policial resultou na morte de seis pessoas. Informações preliminares indicam que o capitão Galvão participava de uma ação contra traficantes do Comando Vermelho (CV), envolvidos em roubos de cargas e veículos na região.

Por volta das 9h, Galvão foi atingido por um disparo. Ele foi socorrido e levado ao Hospital Municipal Salgado Filho, no Méier, mas não resistiu aos ferimentos. O corpo será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) no Centro do Rio.

Rafael Galvão da Costa ingressou na PM em 2009. Ele deixa a esposa e dois filhos. Em maio, foi promovido a capitão por bravura, após sua participação em uma ocorrência em março de 2023, na qual 15 homens foram presos e seis fuzis apreendidos, evitando a fuga de criminosos pela Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá.