Um estudo recente realizado no Reino Unido revelou que altos níveis do gene HLA-DQA2 podem conferir proteção contra a covid-19, permitindo que algumas pessoas combatam o vírus Sars-Cov-2 de forma mais eficaz. Publicada na revista Nature, a pesquisa indica que esses indivíduos têm uma resposta imune mais rápida no revestimento nasal, o que torna o nariz mais resistente à infecção.
Para chegar a essas conclusões, cientistas reuniram voluntários saudáveis e sem histórico prévio de covid-19, expondo-os a uma dose extremamente baixa do vírus através de um spray nasal. Liderado pelo Instituto Wellcome Sanger, University College London, Imperial College London e outras instituições, o estudo analisou amostras dos voluntários antes e imediatamente após a exposição ao vírus.
Os pesquisadores monitoraram tanto o sangue quanto o revestimento nasal de 16 voluntários para rastrear a infecção e as respostas das células imunes ao vírus. Observou-se que os indivíduos reagiram de maneiras diversas, apresentando infecções que variaram de sustentadas a transitórias ou abortadas. Notavelmente, os participantes com altos níveis do gene HLA-DQA2 conseguiram eliminar o vírus de forma tão eficaz que não retornaram positivo nos testes de PCR. Adicionalmente, esses indivíduos não apresentaram sintomas, enquanto aqueles com níveis transitórios do gene testaram positivo intermitentemente e manifestaram sintomas leves.