
A imprensa tem destacado os memes sobre o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apelidado nas redes sociais de “Taxad” ou “Taxadd” devido aos aumentos de tributação pelo governo federal.
Durante o programa Estúdio i, da Globonews, na quarta-feira (17), o jornalista Valdo Cruz criticou os memes e sugeriu a necessidade de regulamentar as redes sociais para evitar que essas brincadeiras se tornem uma campanha contra a imagem de alguém.
– A quantidade de peças produzidas e distribuídas nas redes sociais nos últimos dias mostra que é algo profissional. Se você consegue identificar a origem [dos memes], acho que no futuro precisará regulamentar isso, porque acaba virando uma operação para desmoralizar uma pessoa – defendeu.
Os internautas reagiram à opinião do jornalista, interpretando que a grande imprensa apoia a regulamentação das redes sociais pelo governo.
– Querem censurar os memes e ainda falam que isso não é ditadura – disse uma usuária.
– O governo não tem medo da mentira, ele tem medo da verdade – comentou outro.
Além das críticas à GloboNews, muitos internautas lembraram que durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), diversos memes foram criados sem que o então presidente sugerisse censura ou impedisse manifestações nas redes sociais.
– Os memes com Bolsonaro podiam tranquilamente, mas com o alecrim dourado, não – declarou um usuário do Instagram.







