Governo Lula investe R$ 83,4 mil em passagens para Janja acompanhar a Olimpíada de Paris

Apesar de não ocupar cargo eletivo ou ter sido nomeada oficialmente para qualquer função governamental, Janja participou de agendas como chefe de Estado durante sua estadia em Paris. Ela foi recebida pelo presidente da França, Emmanuel Macron, e pela primeira-dama, Brigitte Macron. Além disso, Janja se encontrou com ministros brasileiros, representantes de bancos, empresários e prefeitos de diversas cidades ao redor do mundo.

Procurada pela Gazeta do Povo nesta terça-feira (6), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) informou que Janja “viajou de classe executiva, conforme autoriza a legislação vigente”. As passagens foram adquiridas em aviação comercial, sem uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira, seguindo os preços de mercado, que estavam elevados devido aos Jogos Olímpicos, segundo a Secom.

A Gazeta do Povo também questionou a Secom sobre a escolha da primeira-dama para representar oficialmente o governo no lugar do vice-presidente, Geraldo Alckmin, ou de outro membro eleito ou nomeado para cargo público. A Secretaria não respondeu diretamente à pergunta, afirmando apenas que “os servidores do Gabinete Pessoal que viajaram no mesmo período atuaram no âmbito de suas competências, em apoio à Comitiva Oficial”.