Amigo de Maduro, Lula defende novas eleições na Venezuela para resolver impasse

Chegada do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro e sua mulher, Círia Maduro, recebidos pelo presidente Luiz Inacio Lula da Silva e Janja da Silva, no Palcio Itamaraty. | Sérgio Lima/Poder360 29.maio.2023

Durante uma reunião ministerial na última quinta-feira (8), o presidente Lula (PT) sugeriu a possibilidade de convocar novas eleições na Venezuela como solução para a crise política gerada por seu aliado, o presidente Nicolás Maduro.

Embora Maduro tenha sido declarado vencedor nas eleições pelo seu próprio governo, o resultado é amplamente contestado pela oposição e por diversos países. Segundo fontes ouvidas pela Folha de S.Paulo, Lula afirmou que não seria possível reconhecer a legitimidade da eleição sem uma comprovação clara de sua lisura. Para ele, Maduro teria que convocar novas eleições ou aceitar o rótulo de ditador.

Lula também mencionou a intenção de articular, em conjunto com os presidentes do México, Andrés Manuel López Obrador, e da Colômbia, Gustavo Petro, uma solução para o impasse venezuelano.

Por outro lado, a oposição venezuelana considera a ideia de novas eleições absurda, alegando que já venceram e que uma nova votação apenas daria a Maduro outra oportunidade de organizar uma fraude ainda mais elaborada.