sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início BRASIL X, sob comando de Musk, divulga ordem sigilosa de Moraes sobre bloqueio...

X, sob comando de Musk, divulga ordem sigilosa de Moraes sobre bloqueio de usuários

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, determinou, nesta terça-feira (13/8), o bloqueio de oito contas do X (anteriormente conhecido como Twitter), incluindo a do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Moraes também ordenou que a plataforma retire sigilos telemáticos e forneça registros de acessos e postagens dos usuários entre março e agosto deste ano.

A decisão foi classificada como sigilosa e urgente pelo STF, mas o X divulgou a determinação em sua rede social. “Acreditamos que o povo brasileiro merece saber o que está sendo solicitado a nós”, afirmou a plataforma em um post.

O documento divulgado pelo X contém quatro ordens distintas. As duas primeiras determinam o bloqueio “no prazo de duas horas” de sete usuários, além do levantamento do “sigilo de registros, conexões e dados telemáticos” referente ao período de 1º de abril a 17 de julho de 2024.

Além de Marcos do Val, a decisão afeta a esposa do ex-deputado Daniel Silveira, Paola da Silva Daniel; o influenciador Ednardo Raposo; o engenheiro Cláudio Lu; o pastor Josias Pereira Lima; e a filha e a mãe de Oswaldo Eustáquio, Sandra. Também está na lista o bolsonarista Sérgio Fischer.

Moraes exigiu que a rede social envie “todos os registros de acesso e postagens” dos usuários entre 1º de abril e 15 de agosto, incluindo informações sobre o sistema operacional, IP, horário e país de acesso.

O proprietário do X, Elon Musk, publicou que as exigências representam “censura” e violam as leis brasileiras, afirmando: “Isso não está certo.”