sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Início AMAZONAS Governo do Amazonas envia nova equipe para Operação Tamoiotatá 4, no sul...

Governo do Amazonas envia nova equipe para Operação Tamoiotatá 4, no sul do Amazonas

O Governo do Amazonas enviou, na manhã desta quinta-feira (22/08), uma nova equipe composta por 18 integrantes para dar continuidade à Operação Tamoiotatá 4, que tem como objetivo combater crimes ambientais no sul do estado. O grupo partiu do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, com destino a Humaitá, onde atuará durante 15 dias na sétima fase da operação.

O secretário de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), coronel Vinícius Almeida, destacou a importância dessa operação para a preservação ambiental e segurança na região.

“O governador Wilson Lima tem feito um esforço para poder atender essa demanda que passamos neste momento no Amazonas. O Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Ipaam, todos integrados para buscar solucionar e conscientizar a população. E da parte do governo, o trabalho sendo cada vez mais intensificado para buscar uma solução efetiva”, disse o secretário.

A operação é composta por 12 fases, cada uma com cerca de 20 pessoas que se revezam a cada 15 dias, retornando para a capital amazonense após o término de suas missões. Nesta fase específica, a equipe do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) será comandada pela tenente Rosilea Alfaia, que detalhou o trabalho realizado em campo.

“As áreas são enviadas através de satélite. Feito um planejamento, partimos para atividades em campo para monitorar os pontos que já foram repassados. E o Batalhão Ambiental está atuando na parte de segurança da equipe e, também, ajudando o órgão fiscalizador no combate aos crimes ambientais”, explicou a tenente Rosilea.

Números da Operação

Em menos de quatro meses, foram aplicadas multas que somam aproximadamente R$ 92 milhões, decorrentes das infrações ambientais registradas na região. Nesse período, foram lavrados 97 autos de infração, aplicados 148 embargos que correspondem a uma área total de 16.989.691,90 hectares, e emitidos 30 termos de apreensão de equipamentos como tratores e motosserras, utilizados em práticas ilegais. Além disso, foram registradas 150 prisões e detenções relacionadas a crimes ambientais.

Todas as fases da operação contam com a participação de servidores da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente e Urbanismo (Dema), da Polícia Civil (PC-AM), do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar (PMAM), do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam) e da Polícia Federal.